Dicas de como deixar de roer unhas

Dicas de como deixar de roer unhas
Você rói as unhas e gostaria de conseguir parar com esse hábito e ter unhas fortes e de boa aparência? Saiba que a maioria das pessoas que possui nervosismo, ansiedade ou comportamento compulsivo tem a mania de roer as unhas. Ou seja, por algum motivo descontam sua ansiedade nas unhas. 
Isso é conhecido cientificamente como onicofagia, e envolve um fator psicológico apesar de não ser considerada uma doença. Esse ato traz implicações sérias tanto de forma estética, como para a saúde do nosso corpo.  Conheça agora algumas dicas para deixar de roer.
Quais problemas ocorrem quando as unhas ficam ruídas?
Ao roer ou comer suas unhas está retirando a proteção existente nas pontas dos dedos deixando-as abertas e expondo-as a entrada de germes.  Então a pele começa a ficar irritada podendo iniciar uma inflamação ou infecção por causa destes germes.
Quando elas são ruídas, estes germes vão entrar na boca e circular pelo nosso organismo. Você estará engolindo vírus, fungos e bactérias. Além disso, a pessoas que gostam de roer e engolir os pedaços de unha que vão direto para a garganta, estômago ou intestino, causam infecções por causas das bactérias das unhas. 
Dentistas alertam que quem costuma roer unhas desde a infância, pode acabar tendo os dentes incisivos afastados e dependendo da força usada ao roer, chegará a afetar até as raízes dos dentes. Pode ocorrer também uma gengivite originada pela entrada de germes das unhas na boca. 
Motivo das pessoas roerem as unhas
A onicofagia não é considerada um tipo de doença, mesmo assim pode ser procurado um médico para tratar deste problema. O motivo pode surgir de causas externas: ansiedade ou nervosismo por motivos do cotidiano, como provas, vestibular, finanças, brigas, separação, etc. Já as causas internas podem ser por: alterações no sistema nervoso, desajustes emocionais, autoestima baixa, necessidade de se castigar. 
Formas de tratamento 

- Consultar com um psicólogo, para determinar o melhor tratamento.
- Em casos graves as unhas podem deixar de crescer e ficarem atrofiadas.
Dicas para parar de roer unhas
- Babosa (Aloe Vera): Esta planta possui um gosto nada agradável. Corte e descasque a babosa em pedaços pequenos, esfregue nas suas unhas diariamente pela manhã, por causa do gosto ruim não terá coragem de colocar as unhas na boca.
- Manicure: Frequente uma manicure para cortar sua unhas bem curtinhas e esteja sempre com elas pintadas, assim com as unhas lindas ficará sem vontade de roê-las.
Unhas grandes: Se houver um crescimento em excesso, corte as unhas novamente. Você não pode morder se não há como alcançar as unhas com os dentes.
Encontrar um hábito para substituir a vontade de querer roer unhas
Algumas pessoas gostam de tocar seus dedos, mexer os dedos polegares, apertar as mãos, colocá-las em seus bolsos ou apenas olhar para elas. Apenas certifique-se que não escolheu um mau hábito.
Mantenha algum objeto nas mãos
Tenha um elástico, faixa de borracha, caneta, moedas, chaves, celular ou qualquer outro objeto que possa manter em suas mãos. Jogue com eles em suas mãos constantemente para deixar o hábito de roer para trás. 
Identifique os hábitos que levam a querer roer suas unhas

Descubra que hábitos rotineiros com as mãos, você tem que faz desencadear o hábito de comer as unhas como se coçar, acariciar, mexer nos dedos, apalpar, coçar as unhas, tocar as mãos e esfregar. 
Troque estes hábitos por plantas 

Tenha sempre com você uma planta comestível para mascar como: raiz de alcaçuz, alecrim, manjericão, coentro, espinafre, salsa e hortelã. Assim ficará sempre mastigando algo deixando ocupada sua boca, distraindo a ânsia de querer colocar as unhas na boca. Principalmente em momentos de estresse.
Masque chicletes ou pastilhas
Ao sentir aquela vontade terrível de colocar as unhas na boca, mastigue pastilhas de menta ou chicletes, é uma boa saída para esquecer o hábito de comer unhas. Você terá ainda o benefício de ter menos rugas devido aos movimentos de mastigação feitos pela mandíbula. Mas, é importante que escolha sempre produtos sem açúcar, para não ter problemas com a sua glicose.

Tenha autodomínio 

Faça exercícios para controlar sua vontade de roer unhas, assim como está acostumado com o movimento das mãos na boca tente fazer o caminho inverso. Coloque um dos dedos direção da sua boca e pare quando perceber que está a 5 centímetros dos lábios. Então afaste-o. Repita muitas vezes esse ato deixando o dedo cada vez mais próximo. 
Depois de obter sucesso várias vezes com este exercício, coloque seu dedo entre os dentes por alguns minutos tentando resistir e não morder a unha. Repita todos os dias. E perceberá resultados satisfatórios.

Coloque unhas postiças: Escolher usar unhas acrílicas é uma ótima opção para fugir da tentação de comer suas unhas, permitindo que as naturais cresçam saudáveis e inibirá a vontade de você roê-las. Se para colocá-las precisar de muito tempo e dinheiro certamente irá querer preservar essas unhas lindas que serão alvo de muitos elogios.


Comentários