Como tratar verrugas nos pés

Como tratar verrugas nos pés
As verrugas nos pés podem ser dolorosas, irritante e constrangedoras. Você sofre com esse problema? Saiba que tratá-las pode aliviar a dor, desconforto e o estigma social que vem junto. O tratamento pode ser a longo prazo, mas com paciência e perseverança, você pode eliminar completamente as verrugas dos pés.
Avaliar o problema
As verrugas plantares tem esse nome por aparecerem na planta do pé. O papiloma vírus humanos (HPV) é um causador de verrugas, pois invade o corpo sobre a superfície exterior da pele, e, por consequência, faz com que haja um aumento de espessura que se assemelha a um calo. As verrugas podem levar até seis meses para aparecer nas solas dos pés, após a exposição ao vírus, de modo que pode ser difícil rastrear a razão do seu surgimento.
Verrugas menores são mais fáceis de tratar
Algumas pessoas esperam para ver se elas desaparecem com o tempo, mas se você não observar uma melhora depois de algumas semanas ou se você ver que as verrugas estão crescendo, é melhor procurar um podólogo o mais rápido possível. Mergulhe o pé afetado (ou pés, se você tiver verrugas em ambos os pés) em água morna por 10 a 20 minutos. 
Isto amacia a pele e melhora a eficácia do tratamento. Verifique se o seu pé está completamente seco após imersão e aplique um pouco de ácido salicílico na área afetada do seu pé. A melhor hora do dia para este tratamento é à noite, antes de ir dormir. Siga este tratamento a cada noite até que as verrugas nos pés desapareçam.
Saiba que para as pessoas com neuropatia (problemas de saúde associados a danos nos nervos) não é recomendado o uso de ácido salicílico. Isso ocorre porque pessoas com este problema não podem fazer uso dessa substância na pele. Uma dica para o tratamento de verrugas nos pés é usar fita adesiva. 
Eficácia da fita adesiva no tratamento de verrugas nos pés
Há vários estudos científicos que têm mostrado que esse procedimento é eficaz em muitas pessoas, por isso, definitivamente vale a pena usar. Coloque um pedaço de fita adesiva na sola dos seus pés (um pedaço grande o suficiente para cobrir completamente todas as verrugas) e deixe por seis dias. Se ela cair antes desse tempo, coloque uma nova fita tão logo quanto possível. 
É importante manter as verrugas dos pés cobertas por vários dias. Em seguida, libere a área para respirar. Depois disso, mergulhe os pés por 10 a 20 minutos em água morna para amolecer a pele e use uma lixa de unha ou pedra-pomes para raspar a pele morta da superfície. Pessoas que realizam esse tratamento caseiro com fita adesiva geralmente resolvem o problema dentro de quatro semanas. 
Se este não for o seu caso, deve seguir outras opções. Você deve saber que se possui algum problema de saúde como diabetes, má circulação de suas extremidades (mãos e pés, chamados de doença arterial periférica), poderá ter mais dificuldade em combater as verrugas. Além disso, quem sofre de problemas crônicos de pele, não deve fazer uso de fita adesiva, como um tratamento porque pode irritar a pele.

Exponha as verrugas nos pés à altas temperaturas
Esse método de tratar verrugas é chamado de "hipertermia". Trata-se de expor a área afetada de seus pés em altas temperaturas por 30 a 45 minutos, duas ou três vezes por semana. Esse tratamento deve ser feito por um médico especialista. 
Use dentes de alho
Depois de um punhado de alho ter sido aplicado no local da verruga, esfregue bem cada noite (cobrindo a área com uma fita adesiva ou curativo). O alho tem propriedades antivirais, o que provavelmente explica a utilidade deste tipo de tratamento. Se você não perceber qualquer melhora após duas ou três semanas, procure outro tratamento.
Usar o óleo da árvore do chá
Também tem sido mostrado que o óleo da árvore do chá têm propriedades anti-microbianas e, quando aplicado toda a noite na área de verrugas e, em seguida, coberto com uma fita adesiva, pode ter um excelente resultado como um tratamento. Novamente, se não houver nenhuma melhora após duas ou três semanas, adote outra forma de tratamento.
Pergunte ao podologista sobre outros tratamentos médicos
Estes tratamentos incluem os medicamentos: cantaridin 5-fluorouracil, imiquimod e outras formas de imunoterapia. Muitas vezes usados depois que a verruga persiste, mas certamente são opções que você e seu médico podem discutir. Seu médico também pode considerar a possibilidade de retirar a verruga. 
Esse procedimento pode ser administrado se o médico ver que outros tratamentos não funcionaram. Finalmente, o médico pode usar tratamentos a laser (ou fototerapia). É uma outra opção disponível para os pacientes, cujas verrugas nos pés persistem apesar de diversos métodos utilizados para combate-las não terem sido bem sucedidos.


Comentários