Como tratar a dor no pé de crianças

Como tratar a dor no pé de crianças
Muitas crianças podem sofrer de dores no pé, enquanto crescem. Isso se deve a uma variedade de razões. Se o seu filho se queixar de dor no pé, ele pode estar sofrendo de dores no osso do calcanhar. Isso pode ser sinal de alguma patologia nos pés (por exemplo, pés chatos) ou a criança pode estar usando os calçados errados. 
A dor no pé de crianças pode ocorrer entre sete e oito anos de idade, devido à grande quantidade de atividade que realizam. Antes de tratar a dor no pé em seu filho, é importante identificar a causa para obter um diagnóstico correto. O ideal é procurar um profissional médico, nesse caso um podólogo. Veja agora como identificar a causa do problema.
Pergunte ao seu filho se ele sente dor nos pés
Peça ao seu filho que mostre a área ou áreas dos pés onde sente dor aguda ou latejante. Ele também pode sentir dor em outras partes dos pés, como os joelhos, os tornozelos ou músculos da panturrilha. Isso irá ajudar a determinar o lugar onde dói, e as possíveis causas. Se indicar que a dor está em seu calcanhar, a criança pode estar com uma doença conhecida popularmente como "dor no calcanhar infantil". 
Isso ocorre devido a alterações na placa de crescimento do pé de seu filho. Geralmente aparece em crianças que praticam esportes, especialmente durante a primeira fase da puberdade. Se a criança se queixar de dor em todo o pé e tornozelos, além dos músculos da panturrilha, ele pode estar sofrendo de pés chatos.
Verifique se o seu filho machucou o pé
Existe a possibilidade da criança ter machucado o pé ou tornozelo ao chutar ou deixar cair algo sobre ele. Isso pode causar entorses, distensões, contusões ou fraturas que causam dor. Se o seu filho reclamou de dor depois de sofrer uma lesão ou se a dor aparece de repente, consulte o seu médico ou procure um serviço de emergência. 
Saiba que uma criança pequena pode mancar por causa da dor de uma lesão no quadril, na perna ou no pé. Veja se o seu filho se queixa de ardor na pele ou queimadura nos pés. Ele também pode se queixar de coceira intensa entre os dedos. A pele dos pés dele pode parecer esquisita ou seca e também pode sentir que seus pés estão queimando ou irritado. Estes são sintomas de pé de atleta. 
Problemas cutâneos ocorrem devido a um fungo que pode ter surgido nos pés da criança em razão da exposição a fungos em uma piscina, ginásio ou armário e até mesmo por causa de meias ou roupas contaminadas.  
O pé de atleta é uma condição da pele desagradável que só vai piorar se não for tratada adequadamente. Nesse caso, você deve levar seu filho ao podólogo para prescrever pomadas medicinais e cremes. Um profissional da área da podologia poderá examinar e definir qual é o problema.
Examine os calçados do seu filho
A dor no pé de crianças pode ocorrer também devido ao uso de calçado impróprio ou muito apertado. Verifique dentro dos tênis da criança se há partes cortantes ou áreas que poderiam roçar nos pés do seu filho. Muitas vezes, os sapatos errados produzem bolhas nos pés. No entanto, se a criança sente dor nos músculos e articulações dos pés, as chances são de que ele tenha um problema mais sério.
Consulte um podólogo para verificar a presença de joanetes ou unhas encravadas
Normalmente joanetes ocorrem devido a um aumento na circulação da região do arco do pé e irá aparecer como uma saliência. Seu filho pode ter herdado uma predisposição genética e sofrer de joanetes. Outra possibilidade é ter nascido com alguma deformidade nos pés que foi mal diagnosticada. 
Se você suspeita que seu filho tem joanetes, procure um podólogo para examinar e indicar um tratamento. Para verificar se ele tem uma unha encravada, examine os dedos dos seus pés para ver se há vermelhidão ou carne ao redor da unha destes dedos, bem como áreas onde a unha é pressionada contra a pele. 
Nesse caso é importante tratar a unha encravada. Você também deve observar se há verrugas plantares, que são comuns em crianças e podem causar dor ao caminhar. Um pediatra, podólogo ou dermatologista pode providenciar um tratamento para essas doenças.
Compre sapato com palmilhas para o seu filho
Se você acha que os calçados do seu filho estão causando dor nos pés, considere a possibilidade de comprar palmilhas almofadadas para o seu conforto. Calçados adequados irão permitir que seu filho possa levantar os calcanhares para aliviar o desconforto, rigidez ou dor.  
Procure um podólogo se o seu filho sentir dor por vários dias
Se os tratamentos em casa não resolverem e a dor no pé do seu filho persistir, consulte um podologista. Dependendo do tipo de problema, o profissional poderá recomendar um ortopedista para tratar este tipo de dor no pé. Em alguns casos, podem encaminhar o seu filho a um cirurgião.
Um podólogo irá ajudar a identificar a causa da dor nos pés de seu filho. Isso porque é especialmente treinado para tratar as placas de crescimento, ossos e problemas menores da no pé de crianças em desenvolvimento.


Comentários